Cuidado! Canais no YouTube estão sendo invadidos | Como prevenir?

Após passar por uma experiência inesperada, me sentir lesada em perder a propriedade do meu canal, conseguindo recuperá-lo graças à Deus e a comunidade do YouTube, por esse motivo resolvi fazer um post sobre como prevenir que seu canal seja invadido por hackers.


Veja também:
> Como recuperar seu canal roubado
Como monetizar seu site recém criado com o AdSense
Qual a melhor network para canais de jogos no YouTube
Uma nova onda, não tão nova assim, está causando medo aos youtubers, pelo menos os que estão passando pelo incidente. O fato de já existirem hackers de canais e entre outras coisas há anos, não muda a percepção de que muitas pessoas às vezes não dão a mínima para esse tipo de crime virtual. Sendo assim, acreditam que nunca seriam lesados a permitir que alguém possa se apoderar do que é seu, seu e-mail, sua senha, seus dados, seu canal, sua segurança, até que seu canal tenha sido invadido.

Se enganam se acham que sua conta está 100% protegida com os recursos como: solicitar acesso a conta com verificação no smartphone ou autenticação de dois fatores, isso não impede que sua conta seja invadida e/ou roubada por hackers, mas é claro que é bom sempre ter essas etapas ativadas.

Os hackers usam vários meios de conseguir ter acesso a sua conta, e-mail e senha, claro! Às vezes algo tão óbvio do que se trata, deixa cego um leigo, que acaba entregando de bandeja o seu canal, mas não se martirize, se o seu canal foi realmente invadido por eles, você com toda certeza terá acesso ao seu canal de volta, mas isso não será explicado nesse post, então leia clicando no link sobre COMO RECUPERAR SEU CANAL ROUBADO.

Normalmente esse tipo de roubo ocorre frequentemente por e-mail. Eles enviam uma mensagem para o endereço eletrônico informado no seu canal, ou em qualquer lugar que eles tenham acesso a essas informações.

O envio de e-mails é apenas um dos métodos dos hackers, mas atualmente é o mais aplicado por eles.
Veja à seguir: uma captura de tela que recebi no celular de um e-mail spam enviado por eles.


Uma mensagem em inglês, onde diz:

"Com o objetivo de aumentar a inteligibilidade e a transparência fáceis, estamos atualizando nossos Termos de Serviço para canais do YouTube que estão abertos a ganhar dinheiro. Aceite nossos novos termos de serviço clicando no link abaixo. Caso contrário, o recurso de monetização do seu canal do YouTube será desativado dentro de 24 horas. Os novos termos de serviço se aplicam a pessoas com monetização ativada. Obrigado por fazer parte da comunidade do YouTube."

Com o e-mail "youtube@youtube.com" supostamente do próprio YouTube, mas não se engane, visualizando do celular aparentemente você pode cometer o erro de confiar e acessar com seus dados, abrindo uma porta para o hacker conseguir ter acesso ao seu canal.

Veja a diferença visualizando de um computador o mesmo e-mail recebido:


Como mostra na imagem, o remetente foi "youtube2@neomailbox.ch" com o domínio do site Neomailbox Secure Email, e o destinatário deveria ser "youtube@youtube.com" mas como? Supostamente o e-mail com o domínio do YouTube aparece no celular como se fosse um e-mail recebido do próprio YouTube, mas não, eles colocaram o e-mail como destinatário, uma segunda opção, o que provavelmente deveria ter sido observado é que esse e-mail recebido foi parar na caixa de spam e também estava em inglês, normalmente quando o YouTube manda um e-mail, eles enviam para o e-mail cadastrado no canal, e não e-mail de contato, como foi no meu caso, e também eles mandam no idioma em português, por isso existe o YouTube Brasil.

Algo muito importante que se deve levar em conta, é que o YouTube não manda e-mails solicitando acesso a sua conta, então suspeite de qualquer e-mail que solicite login ou a resposta com o preenchimento dos seus dados.
Outra coisa muito importante que devemos observar, é que no YouTube Studio sempre tem notificações na barra superior, informando quando tem atualizações na plataforma, ou algo nesse sentido, então não se deixe enganar, e não cometa o erro de perder a propriedade do seu canal para invasores, se isso acontecer ou se já aconteceu, busque imediatamente ajuda do YouTube, não perca tempo. Sugerimos que coloque um e-mail para contato diferente do e-mail de acesso ao seu canal, que não tenha vinculo, e então lembre sempre disso, que não existe vinculo, então qualquer e-mail suspeito, não descarte a possibilidade de ser um hacker te rodeando, você pode também escolher as redes sociais como contato, fica à seu critério, mas sempre com cuidado quando te enviarem links suspeitos.

"Não entregue de mão beijada o que você conquistou com muito esforço e dedicação, o mérito é seu, e não de alguém que não tem suas próprias conquistas porque prefere roubar as dos outros."

-ElainGamer

Veja também:
> Como recuperar seu canal roubado
> Como monetizar seu site recém criado com o AdSense
> Qual a melhor network para canais de jogos no YouTube

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem